BioMARatona Portugal “Praias com vida”
A BioMARatona Portugal “Praias com Vida” é um evento de ciência-cidadã, promovido pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO/BIOPOLIS), que desafia o público a explorar e documentar a vida no litoral português.
Trata-se de uma competição amigável que decorre entre os meses de maio e outubro, com o objetivo de incentivar os cidadãos a fotografarem a flora e a fauna da nossa costa.
Os participantes são encorajados a fazer o registo das espécies observadas na plataforma MINKA, quer durante as saídas organizadas, quer em iniciativas próprias. Esta plataforma de origem europeia permite centralizar dados de biodiversidade e ambientais, associando-os aos locais de observação, contribuindo assim para a construção de um vasto repositório de conhecimento científico aberto.(https://minka-sdg.org).
Com o apoio de diversos parceiros que garantem a divulgação, organização e operacionalização das atividades, a iniciativa inclui ainda saídas de campo abertas a todos, guiadas para a zona entre-marés. O objetivo é não só identificar e registar a biodiversidade local, mas também sensibilizar para a importância do ambiente costeiro, para os impactos das alterações climáticas e para a presença de espécies invasoras.
Preparamos alguns guias tanto sobre como contribuir para o projecto como sobre a biodiversidade costeira que podem ser descarregados aqui https://shorturl.at/PMQtY
Dirigida ao público em geral, que pode participar a título individual ou através de grupos e associações, a BioMARatona convida todos a contribuírem ativamente para a ciência e para o conhecimento da biodiversidade costeira nacional. Este projecto português integra-se num esforço maior a nível europeu (www.biomarato.org). A segunda edição da bioMARatona decorre em 2025 e a terceira edição está prevista para o Verão de 2026.
Objetivos
Catalogar e mapear a biodiversidade marinha e costeira de Portugal
- Aumentar o conhecimento das espécies dos ecossistemas marinhos e costeiros da costa portuguesa, bem como dos seus padrões de distribuição geográfica e temporal.
- Detetar evidências dos efeitos das atividades humanas na biodiversidade costeira.
- Sensibilizar para a riqueza da biodiversidade marinha e transformar a perceção social das nossas praias, revelando-as como ecossistemas vitais.
- Promover a interação e partilha de informação entre cidadãos e comunidade científica.
- Aumentar a participação pública no estudo da biodiversidade marinha e costeira.
Equipamento necessário
A recolha de dados é feita através de fotografias de organismos vivos pelo que os participantes necessitam de um telemóvel ou máquina fotográfica para participar. Precisam também de aceder à plataforma MINKA online através de aplicação ou na web.
Quando participam nas saídas de campo organizadas durante a BioMARatona, os cidadãos não necessitam de equipamento especializado, sendo a atividade acessível a todos os interessados. No entanto, recomenda-se a utilização de vestuário confortável e adequado às condições do ambiente costeiro, incluindo calçado resistente à água e/ou confortável, chapéu, protetor solar e água para hidratação.
Todo o equipamento adicional, como guias de campo ou folhetos informativos, é fornecido pelos organizadores durante as saídas.
About funding
Organização financiadora: Comissão Europeia
Programa de financiamento: Comissão Europeia
Palavras-chave
Tópicos Científicos
Marcadores
Nível de dificuldade
Tarefas para os participantes
Localização
O projeto BioMARatona abrange todo o território de Portugal continental, mas a maioria das saídas de campo com participantes ocorre na região Norte, onde se encontra a equipa organizadora e os principais parceiros do projeto. A equipa organizadora está disponível para apoiar e treinar associações/gr