Posso acrescentar um projeto ou recurso próprio?
Sim, encorajamos ativamente todos os membros da comunidade a criar um perfil na plataforma para as suas organizações, projetos de ciência cidadã e recursos. Para criar um perfil precisa, primeiro, de se registar e entrar na plataforma. Depois, deve selecionar o formulário adequado através do botão +Adicionar no canto superior direito.
Por favor, tenha em atenção que validamos todas as submissões (O que é o processo de moderação?) para assegurar a qualidade de todos os recursos (Quais são os critérios de qualidade?), e para garantir que todos os projetos são efetivamente iniciativas de ciência cidadã (O que é a Ciência Cidadã?). Por favor, tenha ainda em atenção que os recursos não são descarregados diretamente para a plataforma, mas são ligados a partir do perfil que criou.
Que tipo de recursos posso submeter?
Os recursos devem estar relacionados com a ciência cidadã e serem úteis para compreender, planear, implementar e avaliar a ciência cidadã e as suas práticas, ou por outro lado ter valor para quem está envolvido na ciência cidadã. Dos recursos podem fazer parte documentos, tais como guias, publicações, relatórios, resumos de políticas e protocolos; ferramentas técnicas, tais como software ou hardware; outros formatos de ficheiros, tais como vídeos, podcasts e diagramas; e ainda websites ou páginas web. Por favor, tenha em atenção o formulário próprio para os recursos e materiais de formação sobre a prática de ciência cidadã. Todos os recursos devem cumprir os critérios de qualidade, como ter uma estrutura clara, leitura fácil (ou de audição ou visão) e de compreensão simples. Para mais informações consulte os nossos critérios de qualidade.
Que tipo de projetos posso submeter?
Os projetos, acessíveis através de ligação no perfil que criou, devem envolver os participantes de modo que possam ser genuinamente considerados projetos de ciência cidadã. Para mais informações por favor consulte as Características da Ciência Cidadã da ECSA. Os projetos podem ser iniciativas de curto ou longo prazo ou até projetos sem data de término. Os projetos de ciência cidadã podem envolver participantes voluntários (cidadãos cientistas) em várias áreas de investigação e em diversas etapas do processo – desde a criação do projeto, à recolha de dados e mapeamento voluntário, passando pela interpretação e análise de dados, até à publicação e divulgação de resultados. Adicionalmente, os perfis de projetos na plataforma devem cumprir, a maioria possível, dos 10 Princípios de Ciência Cidadã da ECSA.
Como adiciono um projeto, evento ou recurso?
Tendo feito o registo, ao entrar na plataforma, procure no canto superior direito do website o botão +Adicionar. Aí pode selecionar o formulário de perfil que queira completar. Recomendamos que comece por criar um perfil para a sua organização, para que o possa ligar aos seus projetos, eventos e recursos. Neste formulário vai-lhe ser pedido que disponibilize informação descritiva em vários campos obrigatórios e opcionais. Esta informação vai ser utilizada para criar o perfil público do projeto, evento ou recurso na plataforma. Por favor, tenha em atenção que os recursos não são descarregados diretamente para a plataforma, mas é gerada uma ligação ao perfil que criou.
Por favor, note que lhe será pedido que descreva as componentes de ciência cidadã do seu projeto, e o modo como o seu recurso se relaciona com a prática de ciência cidadã. Uma vez gravado, o perfil será submetido a um membro da equipa da Rede Portuguesa de Ciência Cidadã, para moderação. Uma vez terminado este processo, o perfil será marcado como "Revisto" e estará completamente disponível na plataforma.
Como funciona a moderação?
Quando um perfil é gravado, é submetido a moderação por parte de um moderador da plataforma e marcado como "Aguarda moderação". O primeiro critério a ser avaliado pela moderação é a descrição dos aspetos de ciência cidadã do seu projeto, ou a descrição de como o seu recurso é relevante para a ciência cidadã. A orientação para esta descrição pode ser encontrada nas Características de Ciência Cidadã da ECSA, desenvolvidas pela comunidade de ciência cidadã. O moderador avaliará ainda se o seu recurso ou projeto está alinhado com os 10 Princípios de Ciência Cidadã da ECSA.
Os recursos serão ainda avaliados de acordo com uma variedade de critérios específicos para assegurar que são de fácil acesso, implementação e adaptação, que estão bem estruturados, descritos de maneira clara e com uma linguagem acessível. Idealmente, melhoram ou apoiam o impacto desejado da iniciativa (p.e. para a ciência, política, ou sociedade, etc.). Pode ler na integra a lista completa dos critérios de qualidade.
Quais são os critérios de qualidade para os projetos?
A lista abrangente de critérios é aplicada tanto a projetos como a recursos. Antes que um projeto possa ser submetido para moderação, é pedido que se disponibilize informação descritiva em vários campos do perfil do projeto, alguns dos quais de preenchimento obrigatório. Um destes campos obrigatórios é a descrição dos aspetos de ciência cidadã do projeto. Ajuda, para esta descrição, pode ser encontrada nas Características de Ciência Cidadã da ECSA. Um critério, sugerido, mais abrangente, para os projetos, é que estejam alinhados com os 10 Princípios de Ciência Cidadã da ECSA.
Quais são os critérios de qualidade para os recursos?
Depois de completar todos os dados obrigatórios no perfil e garantida a relevância do recurso para iniciativas de ciência cidadã, o recurso será avaliado de acordo com critérios específicos criados para assegurar que todos os recursos submetidos no perfil, na plataforma, têm boa qualidade. Consideramos recursos de ciência cidadã de boa qualidade aqueles de acesso, implementação e adaptação fácil, bem estruturados, descritos de maneira clara e com uma linguagem acessível, que idealmente melhoram ou apoiam o impacto desejado da iniciativa (p.e. para a ciência, política, sociedade, etc.). Para melhorar o valor e qualidade do seu recurso pode referir como é que este foi utilizado e desenvolvido, posteriormente, na prática, e se foi avaliado, ou não, pela sua utilidade, aplicabilidade e impacto. Pode ler na íntegra a lista de critérios de qualidade.
Consigo editar um perfil depois de o guardar?
Sim, pode editar e atualizar os perfis de projetos, recursos e organizações que tenha partilhado, tanto antes como depois da moderação. Pode encontrar estas páginas de edição de perfil na sua Área Pessoal.
O que é a área pessoal?
A Área Pessoal é onde pode editar qualquer conteúdo dos perfis que submeteu (como membro registado na plataforma), de modo a manter esses perfis atualizados. Aí também pode encontrar a lista de projetos que “seguiu” e os recursos que marcou como favoritos para que os consiga encontrar rapidamente a partir da sua Área Pessoal. Pode partilhar também mais informações sobre si próprio com os outros membros da comunidade a partir da Área Pessoal.
Quais os projetos em que posso participar?
Pode consultar os projetos em curso em Portugal no portal de ciência cidadã. Se pretendia participar num tipo de projeto que não aparece listado ou se conhece algum projeto a decorrer que não surge no portal, por favor, contacte-nos em equipa@cienciacidada.pt.
Posso registar um projeto já terminado?
Sim. O projeto ficará arquivado como terminado, mas disponível para consulta.
O que é o Encontro Nacional de Ciência Cidadã?
O Encontro Nacional de Ciência Cidadã aconteceu pela primeira vez em 2017 e desde aí decorrer de dois em dois anos. É um evento distinto dos típicos encontros científicos, uma vez que se pretende estimular a participação da sociedade. Além dos cientistas envolvidos em projetos de ciência cidadã, quer seja na sua coordenação ou na validação e utilização dos dados, convidamos e apelamos a que estejam presentes cidadãos que participam nestes projetos e iniciativas, que podem ou não fazer ciência, mas também membros do setor da indústria e PMEs, setor público e decisores políticos. Estas várias áreas da sociedade são convidadas a intervir nestes encontros, de forma a que as suas diferentes pespetivas se cruzem, para que juntos possam perceber como podem os projetos e iniciativas de ciência cidadã fazer a diferença na ciência e na sociedade.