BIODIVERSITY GO!

Descrição

Desde 2017 que a monitorização da biodiversidade em Guimarães conta com a participação ativa dos cidadãos no registo e identificação de espécies através da aplicação móvel Biodiversidade GO!, desenvolvida especificamente para o concelho. Esta participação permite a actualização constante da informação sobre as espécies presentes em cada freguesia, bem como a construção de uma base de referência relativamente aos recursos biológicos e ecológicos mais representativos da região. Até ao momento, os cidadãos registaram e georreferenciaram mais de 400 espécies, que foram posteriormente validadas por técnicos especializados. No âmbito do Plano de Acção para a Biodiversidade 2030 de Guimarães, é oferecida formação anual gratuita às Brigadas Verdes, ou seja, grupos de voluntários que protegem a biodiversidade e o seu valor intrínseco em cada freguesia do concelho, bem como à comunidade em geral, com o objetivo de identificar os grupos faunísticos mais representativos da região, incluindo Odonata, Lepidoptera, répteis, anfíbios, aves, mamíferos de pequeno e médio porte e mamíferos voadores. A Biodiversity GO! plataforma pode ser acedida através do site https://www.labpaisagem.pt/biodiversity-go/.

Por favor providencie uma tradução do campo de descrição.

Objetivos

A Biodiversity GO! A aplicação visa incentivar a participação dos cidadãos em projetos de Ciência Cidadã relacionados com a biodiversidade que respeitem tanto a integridade física como o comportamento natural das espécies. O seu objetivo é permitir que os cidadãos documentem e fotografem as suas observações, registem dados de geolocalização e carreguem facilmente esta informação para um repositório partilhado. Através da aplicação, os cidadãos conseguem promover a divulgação do património biológico da região e garantir a sua conservação. Ao enviar as suas observações através do Biodiversity GO! app, os cidadãos podem ajudar-nos a conhecer espécies incluídas na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN, como o falcão peregrino (Falco peregrinus) ou a salamandra lusitana (Chioglossa lusitanica), ou mesmo a detectar novas espécies invasoras na região, como a pluma de seda (Pennisetum villosum). A aplicação proporciona um conhecimento valioso sobre as espécies presentes no Concelho de Guimarães, incluindo as que se encontram ameaçadas, permitindo-nos a todos tomar medidas para proteger os seus habitats naturais.

Por favor providencie uma tradução do campo de objetivos.

Como participar

None
Por favor providencie uma tradução do campo como participar.

Equipamento

Basta um dispositivo com acesso à internet, como o telemóvel, o computador, o tablet ou até uma máquina fotográfica profissional. Pode tirar fotografias com a câmara profissional e enviá-las pelo computador na plataforma Biodiversity GO!

Por favor providencie uma tradução do campo equipamento necessário.
x
This website is using cookies. More info. That's Fine